terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fotografia...

Vou contar um pouco da minha incursão no mundo da fotografia: Comecei com pouco mais de 15 anos a brincar com máquinas tipo Pocket, por volta dos meus 22 anos fiz um curso de desenho e pintura numa colectividade onde era director porque tinha algum jeito para o desenho e era muito solicitado para pintar cartazes revolucionários para as festas sindicais e coisas do género, dois anos mais tarde troquei uma acelera (Maxi Puch) por uma Canon AE1 Program com o intuito de tirar umas fotos de paisagens para depois passar para a tela(o bichinho da fotografia foi mais forte e ficou), fui fazendo umas fotos e mandava revelar numa loja de fotografia na Moita onde morava, o dono dessa loja ao ver as minhas fotos convidou-me para o ajudar nos casamentos eu aceitei passados 5/6 meses estava a fotografar casamentos para ele, trabalho que mantive em part time até ao ano de 2001 alternando o trabalho para fotógrafos com trabalho por conta própria, abandonei essa actividade quando começou a aparecer o digital e apareceram os fotógrafos de carregar pela boca, gostava de os ver nessa altura quando se andava com o coração nas mãos até ver os negativos revelados (isso é que era fotografia), hoje sigo com algum interesse e pena os tais ditos Workshops em que alguém escreveu há pouco tempo: Cheguei do IPF...Composição e...com a sensação...que nada sei...ou que terei muito ainda que aprender, mas há coisas tão intuitivas...Serão intuitivas?!...ou questão de sensibilidades...Saber olhar!!!!... . Porque hoje qualquer pessoa com uma máquina mais ou menos é fotografo e, se for esperto faz uns Workshops e vai ganhando algum dinheiro não ensinando nada a ninguém bem pelo contrário lança a confusão na cabeça dos incautos e nas redes sociais tenho encontrado alguns, aliás bastantes para o meu gosto, porque quem ama a fotografia não faz isso, peço perdão pelo radicalismo mas as coisas são mesmo assim. No que me toca quando vejo que alguém tem algum jeito ofereço a minha ajuda algumas vezes é aceite outra nem por isso talvez porque haja desconfiança e pensem que ninguém dá nada a ninguém, muito embora sejamos livres de aceitar ou não.
Recentemente o meu Mestre disse-me: O que conta não é o equipamento mas sim o que está dentro de nós…, tinha a ver com a Hasselblad que ele comprou e que é o Rolls Roice das máquinas fotográficas um brinquedo que custa só quase 30.000 euros.
Desculpem este desabafo mas tentem aprender com alguém ou organismos sérios que levem as coisas com seriedade e não o façam com gente que nem uma máquina sabe segurar, andam a tentar enganar meio mundo e cujo intuito é aliviar a carteira dos outros, ou em alternativa sejam autodidactas, leiam porque a ler também se aprende e bastante.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do que li e estou de acordo. Eu também sei bater algumas fotos que ficam com uma imagem... não quer dizer que seja uma fotografia é apenas uma imagem que se parece com uma foto de algo que eu gostei de preservar... fotografia é outra coisa. Isabel Moreira Rego

Manish Packers and Movers Pvt Ltd disse...

Movers and Packers Dewas Naka Indore
Movers and Packers Vijay Nagar Indore
Movers and Packers Scheme 54 Indore
Movers and Packers Delhi
Movers and Packers Pune
Movers and Packers Jodhpur
Movers and Packers Kanpur
Movers and Packers Ghaziabad
Movers and Packers Noida
Movers and Packers Navi Mumbai